segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Descompressão



CID 99.9912 síndrome da pouca tolerância aos textões nas redes sociais


Creio estar sofrendo de uma nova enfermidade, ainda não catalogada pela medicina especializada. Trata-se de mal bastante comum, mas cujos contornos ainda não foram bem delineados pelos profissionais da área. É possível que você, leitor, também padeça de alguns sintomas, embora não saiba ao certo do que se trata. Já que ainda não tem CID, decidi chamá-la por um nome pomposo: síndrome da pouca tolerância aos textões nas redes sociais.

O agravamento da doença varia conforme o grau de exposição. Usuários do facebook estão entre os mais atingidos pela enfermidade dessa nova era digital, que decorre da exposição não voluntária às opiniões, por exemplo, daquele seu vizinho músico sobre como deve o médico proceder num caso de intervenção cirúrgica vascular ou daquele seu professor de direito “isentão” comentando fatos políticos de forma “absolutamente desapaixonada e técnica”.

Ao criar este blog, que tem pretensões que vão desde o profundo desconhecimento por parte da mídia em geral até o completo desinteresse por parte daqueles que não integram o meu grupo de amigos mais próximos, acabo por contribuir para esse mal do século. Reconheço minha culpa.

A verdade é que, aqui, você também encontrará textões. A diferença estará no conteúdo e que você escolhe quando se exporá a eles. Pretendo fugir de debates políticos eternos, de discursos com tom professoral e evitarei, com algumas previsíveis recaídas, falar sobre questões jurídicas. Você tem, também, a possibilidade de se desconectar de mim e de estar com preguiça de me visitar. Não o culparei, pois aqui é a terra da liberdade. Uma coisa é certa: prometo que não vou invadir, arbitrariamente, sua timeline para te convencer sobre minha posição sobre o aborto ou sobre a legalização das drogas.

Falarei aqui, no mais das vezes, sobre assuntos soft, como cinema, música, um pouquinho de ciência e literatura e contarei minhas impressões sobre as coisas que vejo no dia a dia e nas minhas andanças. Adianto que nem sempre serei polido como tento ser nos dias úteis e no trabalho e que andarei um pouco fora do script, afinal estamos entre amigos.

Outra advertência é a de que somente postarei algo quando der na telha e quando já tiver cumprido minhas obrigações. "Quem gosta de compromisso é agenda e quem dá satisfação é empregado" (copyright de alguma banda). Além disso, aqui a via é de mão dupla: você lê quando quiser e eu escrevo quando quiser. Freedom.

Por fim, esclareço que não tenho a pretensão de ser convidado ao Jô Soares nem espero ser aclamado pela crítica especializada. A proposta do blog é sair da rotina e conversar virtualmente com os amigos. Busco aqui leveza e descontração. Somente indique o link para pessoas próximas, de bom espírito e que você não considere chatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário