quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Filme Menino de Engenho



Desfrutando das minhas férias, ontem assisti ao filme “Menino de Engenho”, dirigido por Walter Lima Jr. e lançado em 1966, que se baseou no conhecido livro de mesmo nome escrito pelo paraibano José Lins do Rego. O filme, assim como o livro, conta a história do menino Carlinhos, que, após o assassinato de sua mãe pelo seu pai, é levado para morar no engenho de seu avô materno, chamado de Santa Rosa, onde começa a ser criado pelo avô e tios.

O pano de fundo do filme é a Paraíba rural dos anos 1920, ilustrada no cotidiano de um engenho de açúcar, com mostras das profundas mudanças por que passou a cultura canavieira da região no período. A obra retrata um modelo de produção análogo ao feudal, onde os ex-escravos e demais trabalhadores prestavam serviços a um “coronel” numa relação de aparente harmonia e narra o conjunto das intrincadas relações humanas entabuladas nesse quase Estado dentro de um engenho.

A qualidade das imagens não é das melhores em função do tempo decorrido desde sua produção, o que não prejudica a imersão naquele cenário tão paraibano e, simultaneamente, tão acolhedor. O filme propõe um reencontro com nossas origens e um convite a revisitar (ou conhecer) um passado não tão distante da cultura canavieira nordestina. Recomendo.

Nota 8,0.





Nenhum comentário:

Postar um comentário